-
Arquitetos: WRKSHP arquitectura | urbanismo
- Área: 1265 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jorge Taboada, Pentaprisma, WRKSHP
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Cemex
Descrição enviada pela equipe de projeto. A capela para a Congregação Fuego Nuevo foi concebida como um espaço onde a luz natural é uma parte essencial da arquitetura, e a estrutura funciona como um todo: os pilares, paredes, vigas e lajes são mantidos como elementos aparentes e pesados e se repetem constantemente, gerando um ritmo de cheios e vazios que permite que a luz natural desempenhe seu papel e se torne a protagonista. Este projeto de igreja tinha demandas muito específicas colocadas pelos padres da congregação. Apresentamos o projeto à comunidade e ele foi muito bem recebido, muitos dos recursos da igreja foram provenientes de doações de paroquianos e de algumas fundações, por isso também procuramos trabalhar com materiais de baixa manutenção que pudessem envelhecer com dignidade.
A igreja fica localizada em um terreno de aproximadamente 3.200 m2, que tem uma forma irregular e se conecta no lado norte com a casa eclesiástica. Ele também tem uma leve inclinação para o sul e sua frente principal está voltada para uma avenida que conecta a maioria dos edifícios habitacionais da região. O projeto tem 1.265 m2 construidos em 3 pavimentos: um semi-subsolo com uma sala multiuso, um inter-eixo de serviços e circulações verticais, e o espaço mais íntimo da igreja onde os ossários estão localizados. Este último é um espaço onde a luz natural não entra e foi concebido como um espaço para os fiéis terem um momento com seus entes queridos que não estão mais no plano terrestre. No térreo fica a nave principal com capacidade para aproximadamente 360 paroquianos. Este espaço é acessado pelo lado norte através de uma rampa que percorre grande parte da fachada de frente para a rua e define o embasamento da igreja. A rampa funciona também como uma passarela que evidencia o ritmo da fachada até chegar à esplanada principal, onde uma árvore de carvalho foi plantada e doada pela comunidade. A partir da rua é possível acessar a escadaria principal que circunda o carvalho e é abraçada pelo volume que sobressai do subsolo e do canteiro de carvalhos. Acima desta esplanada fica a entrada principal, com uma fachada completamente hermética e uma marquise em balanço que emoldura a porta.
Uma vez que se acessa, uma altura baixa que vem desde a marquise externa se mantém até a borda do mezanino (onde fica o coro). Na fachada, esse elemento forma uma cruz em de forma muito sutil. Passando pelo mezanino, o espaço de pé direito duplo com os cheios e vazios dominam a vista e, ao fundo, fica o presbitério e o altar, formado por dois blocos de mármore preto Monterrey que foram pensados para servir tanto como a mesa do altar, quanto púlpito. O retábulo ao fundo, assim como os móveis e a carpintaria foram projetados em conjunto com Alfredo Zertuche, que também os construiu, e trabalhou com mármore preto e nogueira de Monterrey. Os materiais que compõem a paleta de acabamentos da igreja têm um significado especial na conformação do conceito geral, uma vez que a maioria deles faz parte do legado industrial e produtivo de Nuevo León: o concreto que é a base sólida do edifício, o vidro que permite que a luz natural funcione como parte da arquitetura, a madeira natural, o mármore travertino em todos os pavimentos - selecionado de Puebla, do mesmo lote - e os blocos de mármore preto de Monterrey, que foram extraídos e selecionados da pedreira localizada no monte Topo Chico em San Nicolas.